Recentemente, tive o prazer de reler a obra Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Essa releitura foi bastante agradável. Revivi doces momentos de minha infância e resolvi compartilhar minhas impressões. O livro que tenho em mãos é uma publicação da Ciranda Cultural, e já adianto que a editora caprichou na obra. As ilustrações de Fernando Silva (Fendy) estão impecáveis e contribuem para o prazer da leitura. É tão gostoso acompanhar a história e contemplar as figuras lindas que o livro nos traz. Simplesmente, a gente viaja no livro!!!
A obra nos fala da menina Lúcia conhecida como Narizinho devido ao seu nariz arrebitado. Ela vive em um sítio administrado por sua avó Dona Benta. Nesse sítio, habita também Tia Nastácia conhecida como a melhor cozinheira do mundo. Narizinho tem um primo chamado Pedrinho que sempre passa as férias no Sítio do Picapau Amarelo.
Ilustrações de Fendy Silva |
A maior parte do tempo de Narizinho é vivida em companhia da Boneca Emília que nasceu muda. Emília é uma boneca feia que foi feita a partir de um trapo velho, pedaço de uma saia de Tia Nastácia. No desenrolar do enredo, Narizinho conhece o Príncipe Escamado que é o rei do Reino das Águas Claras. O jovem Escamado é um peixe que é príncipe e rei ao mesmo tempo. Sabendo da mudez da Emília, ele leva Narizinho para seu reino com a finalidade de tratá-la pelo Doutor Caramujo. O célebre médico dá uma pilula falante para a boneca e a partir daí, a criatura desembesta a falar.
A reunião de uma boneca falante com uma menina cheia de criatividade e mais a presença do menino aventureiro Pedrinho proporciona uma história encantadora. Além disso, Pedrinho cria um boneco de milho que ficou conhecido como Visconde de Sabugosa. Esse último se tornou o sábio do sítio, pois habita a estante de livros de Dona Benta e absorve toda forma de conhecimento.
Monteiro Lobato |
Monteiro Lobato
Caso você queira realizar a compra do livro, clique aqui. Aproveita que está barato!!!
Abraços! Até breve!
Tirando o conto Negrinha que li na escola, nunca mais li nada do Monteiro Lobato.
ResponderExcluirQuero muito ler essa série do Sítio do Picapau Amarelo, confesso que só não li antes, porque achava que era igual a série da globo, que nunca gostei kkkkk
Quando eu estava na facul a profe de linguística indicou "Emília no país da gramática", daí que conheci a série, mas até agora não li. Porém, com essa resenha maravilhosa, nem preciso dizer que quero pra hoje, né?!
Abs
elvisgatao.blogspot.com
Você comentou três resenhas e está me deixando curioso para saber as opiniões sobre essas obras. Apareça sempre!!!
Excluir