Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Grifo Literário com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

terça-feira, 16 de abril de 2019

O Plágio que marcou História!!!


Olá, Meus Amigos do Mundo Literário!!!
É comum dizer que o brasileiro copia tudo dos estrangeiros. Mas será que isso é realmente verdade? Será que somos "copiões"? Talvez, façamos cópias de muitas coisas, mas há casos em que pessoas de outros lugares também nos imitam ou realizam o tal famoso plágio. Vou contar uma história em que uma brasileira foi plagiada.
No ano de 1934, a autora Carolina Nabuco, pertencente a uma família tradicional da sociedade carioca, publicou o livro "A Sucessora". Parece que a obra não fez grande sucesso, embora trouxesse uma história de caráter psicológico incrível.
Cena do filme "Rebecca, a Mulher Inesquecível"
Passam-se alguns anos. Em 1938, uma escritora britânica chamada Daphne du Maurier publica a obra "Rebecca, a Mulher Inesquecível". O livro teve um certo reconhecimento e foi adaptado para o cinema em 1940.
No final dos anos 70, a Rede Globo adaptou o livro de Carolina e surgiu a novela "A Sucessora". Nesse momento, ocorreram comparações entre as duas histórias. Ambas trazem elementos centrais comuns. Falam de uma mocinha que se apaixona por um viúvo e são atormentadas pela governanta que tem uma verdadeira devoção pela falecida. Além disso, a presença da mulher morta exerce fascínio na vida de todos os parentes e amigos que frequentavam sua casa. A autoestima da jovem esposa é abalada por todas essas circunstâncias. E algo bem marcante é a presença do quadro da falecida em destaque na Mansão. Apesar da beleza da mulher, sentimos um certo medo ao contemplar a imagem.

Alice, a esposa falecida da novela "A Sucessora"
Não tive a oportunidade de ler as obras. Mas assisti ao filme e à novela. As semelhanças são notórias, porém existem elementos que as diferenciam e que tornam interessante analisar as duas versões. Dizem que antes da publicação, Carolina traduzira seu livro e o enviou a uma agência literária de Nova York, pedindo que fizesse contato com agentes literários da Inglaterra. É possível que Daphne du Maurier tenha lido a obra de Nabuco e realizado o plágio. Afirma-se que a autora de "A Sucessora" leu "Rebecca" e já havia processado sua plagiante, porém não obteve sucesso em seu ato.
Box "A Sucessora"
Para o público, tais rivalidades ficaram escondidas e só vieram a tona com a exibição da novela "A Sucessora". Pelo fato do filme "Rebecca, a Mulher Inesquecível", dirigido por Alfred Hitchcock, ter sido exibido antes e alcançado um enorme sucesso, passou-se a imagem de que Carolina Nabuco foi a plagiária. Não podemos afirmar que Daphne imitou Carolina, entretanto é evidente que a escritora brasileira foi original e não poderia ter copiado a história da britânica. Dúvidas permanecerão para sempre.
Rubens de Falco e Susana Vieira 
protagonizaram a novela "A Sucessora"
Gostaria de saber a opinião de vocês. Será que Daphne du Maurier plagiou Carolina Nabuco?
Ah, antes que eu me esqueça, ouvi dizer que Daphne du Maurier é o pseudônimo de um escritor, porém não encontrei nenhum artigo que me fornecesse uma prova contundente a respeito disso. São tantos mistérios envolvendo o caso.
Se você desejar comprar as obras para compará-las, encontrará o livro de Nabuco nesse link. Já a obra de Daphne pode ser encontrada aqui.
Você também pode comprar os DVDs da novela "A Sucessora", basta clicar aqui.
Que tal assistir ao filme "Rebecca, a Mulher Inesquecível"?


Agora, vocês podem adquirir elementos para realizarem as devidas comparações. Repito que aguardo a opinião de todos.
Abraços!!! Até breve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!