Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Grifo Literário com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

terça-feira, 16 de abril de 2019

A Frieza dos Corações. Grito "Socorro" para o Vazio!!!


As pessoas estão cada vez mais frias. Ninguém mais se importa com o sentimento do outro. Não há mais a troca de gentilezas e nem nenhum tipo de doação em favor do próximo. Cada pessoa vive a sua vida. As aparentes trocas de amizade são rasas. Na realidade, o outro é o objeto que uso para me divertir. Fora isso, não ocorre um contato profundo.
O mundo nos traz contradições imensas. O celular se tornou uma espécie de protagonista que controla a vida de todos. Tudo passa a ser determinado por essa pequena tecnologia.  O aparelho parece nos aproximar, afinal podemos nos conectar com alguém do outro lado do mundo. Ironicamente, o aparelho que destrói as distâncias nos impede de olhar para a face de nosso interlocutor. Acabou a troca de olhares. Enquanto falo, o próximo contempla uma tela.
As conversas são cada vez mais vazias. Ninguém se compreende. Dizem que um dos problemas da humanidade é a falta de interpretação de textos. O grande texto que me aparece todos os dias é a personalidade de diversas pessoas. E a questão não é nem que eu não consiga interpretar o outro. A questão é que eu não tenho vontade de querer entendê-lo.
Certa vez, um professor disse-me uma frase que marcou bastante a minha visão de relacionamento: "30 pessoas podem estar reunidas, mas não haver um diálogo sequer. São apenas 30 monólogos." Na realidade, a frase foi apenas uma explicação daquilo que já observava. Conversamos sem ninguém que nos escute ou olhe para o profundo de nosso ser. Olhar dirigido para uma tela conforme falei antes. Falas são interrompidas para cada um falar de si. Ninguém pergunta realmente o que o outro está sentindo. As pessoas vomitam palavras para que elas fiquem aos sabores dos ventos.
Sinceramente, ando cansado desse mundo onde me encontro só. As pessoas ao meu redor não me fazem companhia de verdade. Na realidade, somos um grupo de eternos solitários. Falta empatia e simpatia; sobra apenas a antipatia.
Não consigo mais olhar esse mundo com otimismo. Só vejo pessoas desejando tirar vantagens do outro. A ajuda que um concede a outra pessoa nunca é de graça, sempre há um interesse por trás. Somos objetos desprezados. Nem temos a dignidade de ser um celular na vida do outro, pois essa máquina ainda goza de atenção das pessoas, tornando-se o centro da vida de muitos. Dentro de uma visão religiosa, o celular é o grande deus adorado que determina aos seus fieis a distância do coração dentro de uma proximidade física. 
O que concluir de tudo isso? Deixo a pergunta. Não concluo nada. Mas já sei que a resposta do outro não virá. Ultimamente, ando tão só que todas as minhas falas são ignoradas. Eis a vida de um leitor. Somos ETs num mundo. Não carecemos de compreensão. Optei em me manter só. Se não pergunto nada, se não dialógo é porque não tive reciprocidade em minhas relações de amizade. A gente percebe quando se torna um fardo na vida do outro. É quando a pessoa não sente alegria nem em compartilhar as mínimas coisas. E quando falo em mínimas coisas, menciona as palavras. É triste perceber não ter ninguém que me escute de verdade.
O texto está meio sem lógica, totalmente confuso. Mas é que os sentimentos nem sempre cabem uma estrutura formal de logicidade.
P.S.: O Egoísmo predomina nesse mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!