Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Grifo Literário com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

domingo, 7 de abril de 2019

Resenha : O Fantástico Mistério de Feiurinha, Editora Moderna

Olá, Pessoas! 
Vamos conversar sobre mais um livro?
Hoje, quero falar sobre O Fantástico Mistério de Feiurinha, história escrita pelo autor brasileiro Pedro Bandeira. E que história linda é essa, minha gente!!! 
Tudo começa quando um autor iniciante, "com muitas ideias na cabeça e poucas no papel", recebe a visita de um sujeito estranho que trajava "uma calça de malha justa sobre as pernas, um blusão largo de veludo, sapatos em ponta e um boné com uma longa pena". Essa figura engraçada se chama de Caio, o lacaio.
A principio, o autor pensou que se tratava de um louco, pois Caio conta uma história bem fantasiosa. O homem estranho lhe falou sobre Branca Encantado que, nos tempos de solteira, era conhecida como Branca de Neve. Aliás, na história de Caio, todas as princesas tinham o sobrenome de Encantado, pois os príncipes faziam parte de uma mesma família.
Branca Encantado recebe a visita de Chapeuzinho Vermelho que lhe conta a respeito do sumiço de uma princesa chamada Feiurinha. Tal fato, deixa Branca muito preocupada, pois pela primeira vez, o destino das princesas de viverem felizes para sempre estava completamente arruinado. Era necessário encontrar Feiurinha. 
Chapeuzinho e Branca chegaram a conclusão de que deveriam alertar outras princesas sobre o fato e assim, resolveram fazer uma reunião com todas elas. Em conto de fadas, o tempo passa muito rápido, então logo as princesas estavam reunidas na casa de Branca.  
Todas as princesas pareciam mal-humoradas e começaram uma discussão sem sentido. Cada uma falava bem de sua história e colocava defeito na história das outras. Tal discussão entre as princesas garantiram o humor da história. É realmente hilário os comentários que cada princesa faz da história da outra. Eu ri bastante com elas. Depois de tanta discussão, acabaram "se entendendo" e resolveram procurar Feiurinha, pois esse era o real problema do momento.
Todos os lacaios das princesas foram atrás da princesa Feiurinha, mas ninguém a encontrou. Com isso, as princesas ficaram mais preocupadas, pois se uma heroína sofreu alguma coisa ruim, o encanto da felicidade eterna estava quebrado. Portanto, qualquer princesa poderia cair nesse triste destino.
Para encontrar Feiurinha, resolveram repassar sua história. Daí perceberam que esse era o problema exato: ninguém se lembrava da história dela. Tornou-se necessário, então saber quem era o autor de Feiurinha para poder encontrá-la, porém ninguém conhecia o autor da história dessa princesa. A partir daí, Caio, o lacaio, ficou encarregado de encontrar grandes autores de contos de fadas.
Infelizmente, Caio, o lacaio, não encontrou nenhum grande autor. Caio encontrou apenas o autor iniciante e esse não sabia nada de Feiurinha e ainda achava que o lacaio era totalmente louco. 
De repente, princesas aparecem no apartamento do autor. Nesse ponto da história, ele tenta ajudar. Mas nada conhecia sobre a Feiurinha. A esperança parecia estar perdida. A única solução seria escrever a história de Feiurinha, porém o autor não tinha ideia de como fazer. Até que sua empregada Jerusa, uma senhora com uma certa idade, ouviu falar o nome de Feiurinha. Emocionada, Jerusa conta que conhece esse conto de fadas e começa a narrar. Com a narrativa da empregada, descobrimos que a história de Feiurinha nunca tinha sido escrita, mas passada de gerações para gerações por meio da Tradição Oral.
O que acontece desse ponto da história em diante, não posso contar. Vocês terão que ler o livro. No entanto, dou algumas dicas para reflexão. O Fantástico Mistério de Feiurinha nos leva a refletir que os felizes para sempre não existe, mas que cabe a cada um realizar a manutenção da felicidade. Outro ponto importante é que a história nos faz pensar que conceitos de beleza e feiura são criados de acordo com interesses da sociedade. Por fim, a história fala da importância da Tradição Oral como forma de manter a cultura. Esse detalhe sobre a Tradição Oral é muito interessante, e nos faz pensar quantos conhecimentos foram perdidos, pois as pessoas simplesmente deixaram de compartilhar sua sabedoria. Também nos leva a refletir sobre a importância da Escrita.
Então, gostaram da história? Deixem uma resposta nos comentários.
Querem conhecer mais sobre O Fantástico Mistério de Feiurinha? Cliquem aqui e façam a compra do livro. Além de conhecerem esse maravilhoso conto de fadas, comprando pelo link, vocês contribuem para a manutenção do Blog.
E antes que eu me esqueça, contei essa história para minha sobrinha pequena e ela adorou. Creio que todas as crianças e também adultos vão se deliciar com essa narrativa.
Abraços! Até Breve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!